Uma Questão para ser Analisada e discutida em sala de aula: A Diversidade Etnicorracial.
A
diversidade etnicorracial está presente em todos os espaços e não podemos negar
esse fato, pois o Brasil é um país formado por diversas cores, culturas e
costumes, por isso, vem ampliando-se nas últimas décadas os debates e produções
acadêmicas relacionados ao tema. Apesar da consciência que temos da diversidade
que compõe o nosso país, essa diversidade ainda não encontrou um reforço na
equidade de direito a bem materiais e ao exercício da cidadania, e assim, mesmo
a diversidade sendo vista como algo belo e importante ainda deixa margens para
o racismo em diversas formas e o aumento das desigualdades.
Ao longo da história da sociedade
brasileira a população negra e indígena vem sendo tratada com inferioridade,
dessa forma, o racismo continua muito presente , pois , mesmo com o Brasil
formado de diversos, esses diversos não são olhados como deveriam, o que vemos
é a desvalorização e o desrespeito, ou seja, as pessoas são olhadas e tratadas
hierarquizadas de acordo com sua origem, pois a ideologia do branqueamento, em
que o branco é superior e melhor, impôs
esse valor social que ainda vigora de forma muito resistente em nossa sociedade.
No campo das políticas públicas
vemos conquistas significativas como a criação da lei 10.639/03, substituída
pela lei 11.645/08, que modifica a lei de diretrizes e base da educação
nacional, tornando obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira
nos currículos escolares.
Tanto
no cotidiano social quanto
pedagógico ainda predomina o mito da sociedade formada por três grupos etnicorraciais: índio, negro e branco. Esse grupos são vistos de forma
estereotipadas, assim os índios são vistos como primitivos e atrasados,
como se
eles tivessem parado no tempo. Aos africanos são atribuídas as
características
de primitivos, fortes, tendência para imoralidade e hiper sexualidade.
Um
exemplo claro dessa visão é a folclorização que ainda ocorre no dia 19
de
abril, o "dia do índio", que confirma a visão excludente que a escola
apresenta. As crianças se pintam e colocam na cabeça uma faixa de papel com penas coladas como se índio fosso um
desenho animado, deixando de lado toda uma história que poderia ser debatida
durante todo o ano e não apenas em um
único dia.
Portanto, a escola como espaço de
múltiplas possibilidades para a formação humana, deve promover em todos os
sentidos a inclusão. Levar os alunos a refletirem sobre o processo histórico do
nosso país é o primeiro passo, ou seja, a escola deve apresentar currículos que deem conta da diversidade etnicorracial que constitui a sociedade brasileira e todas as injustiças que
existiram e que ainda existem. Mas, apesar de os PCNS definirem a pluralidade
cultural como tema transversal, o que vemos são aulas com conteúdos
descontextualizados e repetitivos, pois mesmo com o avanço nas discussões sobre
a diversidade etnicorracial, essa temática é pouco trabalhada nas salas de
aula.
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